Este post tem como objetivo fazer algumas inferências lógicas sobre animes em geral. Estas inferências se basearão na matemática e nas leis da física. Meu objetivo aqui não é ridicularizar estes animes na verdade gosto muito deles. E apenas brincar um pouco com cálculos em geral e ver o que se pode concluir.
O planeta do senhor Kaio Sama do anime Dragon Ball Z. Vamos ver o que se pode concluir sobre este planeta usando as leis da física.
Imagem do Planeta do Senhor Kaio |
Calculando o raio do planeta com base na imagem do planeta. Chega-se a um raio próximo a 17 metros deste que se acredite que a casa tenha 3 metros de altura (usando proporções).
Imagem do Planeta do Senhor Kaio - Raio Aproximado |
Conforme relatado no anime DBZ a gravidade do planeta é cerca de 10 vezes maior que a gravidade da Terra. O que fez o treino de Goku ser muito promissor.
F = G.M.m/r² (equação da gravitação universal)
P = m.g (formula do peso)
m.g = G.M.m/r² (juntando as duas fórmulas acima)
g = G.M/r² (simplificando a fórmula acima)
Como sabemos a gravidade neste planeta é 10 * 9,8 (que é 10 vezes a gravidade da Terra). O raio deste planeta é aproximadamente 17 metros. E G é a constante gravitacional que vale 6,67 * 10⁻¹¹ N.m/Kg².
Assim pela última vamos calcular a massa (M) do planeta.
M = g.r²/G = 10 * 9,8 * 17*17/(6,67 * 10⁻¹¹) = 1,89 * 10¹⁶ Kg
Vamos calcular a densidade do planeta: d = M/v (densidade = massa / volume)
volume = 4/3*pi*r³ = 4/3 * 3,141592 * 17³ = 20579,53 m³
d = 1,89 * 10¹⁶/20579,53 = 9,18 * 10¹¹ Kg/m³
Pelas contas observa-se que o planeta do senhor Kaio é extremamente denso. Vamos comparar a densidade do planeta com a densidade do Ósmio 2,261 * 10⁴ Kg/m³. Ou seja, a densidade do planeta é mais de 40 milhões de vezes a densidade do Ósmio que é o elemento da tabela periódica mais denso.
Algumas perguntas sobre o planeta que me deixam intrigado: Para que ter um carro neste planeta se este planeta tem apenas uma rua. E esta rua tem certa de 106,76 metros de comprimento. Acho desnecessário um automóvel para isto.
Espero que tenham gostado da viagem por trás da equações.
att.
Show de bola.
ResponderExcluirSeria legal tambem lembrar umas coisas basicas e "obvias" tipo...
As folhas cairiam como misseis no chao.
Nenhuma fruta que caisse ficaria itneira.
Alias, todas seriam compridas e finas.
A densidade atmosferica seria interessante tambem.